segunda-feira, 6 de maio de 2019

"A Metade Sombria" de Stephen King [Opinião]


Já imaginaram como seria se o pseudónimo de um autor ganhasse vida própria? Esta é a premissa base em que assenta este livro de Stephen King.

Thad Beaumont é um escritor que já publicou diversos livros. Contudo, aqueles que mais fizeram sucesso foram os livros de terror que ele assinou com o seu pseudónimo, George Stark.
Mas é quando ele decide revelar a verdade e deixar de escrever sob esse pseudónimo, que coisas terríveis começam a acontecer.

Achei este livro um pouco diferente de outros que já li do autor. Creio que este se insere mais na categoria de horror, uma vez que apresenta descrições mais grotestas, assassinatos cruéis e visualmente sangrentos e repugnantes.

O propósito deste livro não é descobrir o assassino, dado que desde cedo sabemos quem ele é. O que precisamos de saber é o que pretende ele de Thad e como é que este poderá vencê-lo, antes que toda a sua família apareça morta.

Assim, A Metade Sombria é uma espécie de híbrido que mistura crime e horror, o que me agradou imenso. Existe investigação policial, os procedimentos estão muito interessantes, bem como o que é descoberto acerca do suspeito.


George Stark é um vilão extremamente repugnante e assustou-me por diversas vezes, embora, na minha opinião, não seja tão assustador quanto Annie Wilkes, de Misery, personagem que se tornou inesquecível para mim.

Penso que Stephen King consegue fazer uma reflexão curiosa acerca do que é escrever sob um pseudónimo, uma vez que ele próprio também já escreveu sob o pseudónimo de Richard Bachman. Será que quem o faz tem mais liberdade e à vontade para escrever sobre temas que provavelmente não abordaria se tivesse de assinar com o próprio nome? Serão os livros mais autênticos se o autor caracterizar o máximo possível o seu pseudónimo, pensando nele como se fosse uma pessoa real? Afinal, poderemos ser outra pessoa quando escrevemos sob pseudónimo?

Em suma, é mais um bom livro do mestre do terror que deveria, sem dúvida, receber mais atenção por parte dos fãs do autor.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!