quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

As 10 opiniões mais lidas de 2021

Quando chega o fim do ano, gosto de reunir uma lista com as 10 opiniões mais lidas no blogue, entre todas as que foram publicadas ao longo do ano. É muito interessante analisar os resultados, por isso aqui estão as opiniões que mais interesse despertaram em 2021.

Este ano li 34 livros e publiquei, até à data, 31 opiniões.

 
Aqui estão as 11 mais lidas de 2021 (houve um empate no 8.º lugar):

1.ª - O Paciente [Jasper DeWitt] - 263 visualizações

2.ª - Aquorea [M. G. Ferrey] - 214 visualizações

3.ª - O Discípulo [Hjorth & Rosenfeldt] - 182 visualizações

4.ª - A História de Uma Serva [Margaret Atwood] - 156 visualizações

5.ª - Lá, Onde o Vento Chora [Delia Owens] - 153 visualizações

6.ª - Viver Depois de Ti [Jojo Moyes] - 95 visualizações

7.ª - O Dilema [B. A. Paris] - 87 visualizações

8.ª - Correria dos Pássaros Presos [Ana Gil Campos] e Kentukis [Samanta Schweblin] - 83 visualizações

9.ª - A Mão que Mata [Lourenço Seruya] - 71 visualizações

10.ª - A Menina dos Doces [Pedro Cipriano] - 69 visualizações

Este ano, em comparação com os anteriores, houve um ligeiro aumento no número de visualizações, pelo menos nos cinco primeiros lugares. É certo que as opiniões no Instagram são mais apelativas devido às fotografias, bem como os vídeos no YouTube, mas acredito que uma opinião bem escrita nunca passa de moda.

Apenas três opiniões foram publicadas no segundo semestre do ano, entre elas a que ocupa o segundo lugar. As opiniões publicadas no início do ano tiveram, naturalmente, mais tempo para serem procuradas e lidas.

Ao contrário do ano passado, em que só havia um autor masculino na lista, este ano encontramos quatro livros escritos por homens, sendo um deles de uma dupla de autores.

No que diz respeito aos géneros literários, temos uma lista mais diversificada, com romance contemporâneo, terror, fantasia, distopia e thriller, sendo este último o género que habitualmente mais leio.

Nesta lista, estão alguns dos melhores livros que li este ano e que farão parte do meu Top 10 de melhores leituras. Surpreendentemente também houve lugar para a minha pior leitura do ano.

De ano para ano, o número de autores portugueses na lista tem vindo a crescer. Em 2020 foram 3 e este ano encontramos 4 nomes na lista. Isto é algo que me deixa muito orgulhosa, não só porque estou a ler autores nacionais, como também porque as respetivas opiniões são procuradas.
Assim, dou os parabéns à M. G. Ferrey, pelo seu incrível segundo lugar, à Ana Gil Campos, ao Lourenço Seruya e ao Pedro Cipriano!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!