sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Balanço de leituras e Top 10 - 2021

2021 foi um ano que me ofereceu algumas mudanças boas e novas experiências. A juntar a tudo isso, um acontecimento menos bom ajudou também a diminuir a minha vontade de ler, o que se traduziu num decréscimo de leituras durante o segundo semestre do ano. Felizmente, tudo ficou bem e estou pronta para um novo ano, sempre rodeada de livros.

Com o ano quase a dizer adeus, chegou o momento do habitual balanço de leituras e de eleger o meu Top 10 de melhores leituras do ano.
 
Sentindo-me contente por ter conseguido ler 38 livros em 2020, decidi propor-me a ler 35 livros. Tudo corria bem, até que chegaram os quatro últimos meses do ano e as minhas leituras descarrilaram. Mesmo no final do ano, acabei por baixar o meu desafio para 34 livros para o conseguir cumprir. Foi uma pequenina batota que não me parece de todo grave! Deixo um livro meio lido, que será para terminar em janeiro.

 
Assim, em 2021, consegui ler 34 livros.
Li bastante mais no 1.º semestre — 21 livros, o correspondente a cerca de 60 % das minhas leituras.

Aqui estão a minha leitura mais curta e a mais longa:


Este ano li apenas 1 livro em e-book.

No total, contei 11 997 páginas lidas, valor inferior ao do ano passado, uma vez que também li menos livros.
Li 6 livros que considerei calhamaços — com mais de 500 páginas —, tendo ultrapassado o número de 2019 (5 livros).
O número de páginas que li dá uma média de 32 páginas por dia, valor inferior aos anos anteriores. Nos últimos quatro meses do ano, tal como já tinha referido, as minhas leituras descarrilaram e não consegui manter o hábito de ler todos os dias.

A média de pontuação (1 a 5) atribuída aos livros no Goodreads foi de 3,9 — valor que se manteve exatamente igual ao do ano passado.
Atribuí 5 estrelas a 7 livros, o que significa que me cruzei com leituras realmente boas.
Não atribuí 1 estrela a nenhum livro, embora, para ser sincera, tenha lido pelo menos três livros que a mereciam. Acabei por não atribuir essa pontuação por razões que não vou agora explicar.

Relativamente aos géneros literários, mantém-se em primeiro lugar o policial/thriller, seguindo-se o romance contemporâneo. Também li fantasia, distopia, clássicos, ficção científica, não ficção, entre outros. Foi um ano de leituras diversificadas.

Conheci 14 novos autores, valor inferior ao do ano passado. Mais de metade das minhas leituras foram de autores já conhecidos, o que significa que optei muito por autores que me trazem conforto.
Este ano, li maioritariamente livros escritos por mulheres.

Li apenas 8 autores portugueses, valor igual ao de 2020, mas que me deixa triste porque gostava de ter apostado mais em literatura nacional. Tentarei esforçar-me um pouco mais no novo ano.
Os autores portugueses que li este ano pela primeira vez foram: Lourenço Seruya, M. G. Ferrey, Marcelino Rodrigues e Vânia Silva.

Tal como tem sido habitual, também repeti alguns autores: li 4 livros de Hjorth & Rosenfeldt e 2 da Samanta Schweblin e da Tess Gerritsen.

No que diz respeito à proveniência dos livros, li 15 livros comprados, 8 emprestados e 7 oferecidos, tanto por editoras como por autores. Foi também o ano em que regressei à biblioteca, tendo lido 1 livro emprestado.

De seguida, apresento um gráfico onde se vê o progresso de leitura dos livros da minha estante. Prestei mais atenção aos livros adquiridos em 2021 e acabei por esquecer os livros mais antigos, o que, de certa forma, me deixa bastante desiludida. Mesmo assim, li 24 livros meus, valor que subiu em comparação com o ano passado. O objetivo de ler os livros da estante manter-se-á no próximo ano.


2021 foi ainda o ano em que comecei a investir com mais força na revisão de texto. Trabalhei com alguns clientes particulares e, perto do fim do ano, iniciei uma colaboração com uma editora, algo que considero uma importante conquista!

Finalmente, deixo-vos o meu habitual Top 10 de melhores leituras, sem ordem de preferência.
 

TOP 10 — 2021


Resta-me desejar-vos um extraordinário ano de 2022 com muito sucesso pessoal e profissional. Que nunca falte na vossa vida amor, amizade, saúde, trabalho e, claro, livros!

2 comentários:

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!